Páginas

Faq Raize





Home page

Isto são perguntas e respostas tiradas da plataforma da Riaze

O que é a Raize?



Raize é investir numa economia 99% diferente. É promover uma economia menos dependente do sistema financeiro tradicional e mais enraizada na sociedade. É acreditar que através da simplicidade e transparência, pessoas e empresas falam de novo a mesma língua. É acreditar que juntos podemos criar fontes de financiamento e rendimento mais equilibradas e sustentáveis para a nossa economia. É investir em todos nós e no que acreditamos.
Na plataforma Raize, são as pessoas que emprestam diretamente às empresas Portuguesas, definindo um montante e uma taxa de juro. As empresas são financiadas por vários investidores, e cada investidor, pode emprestar a várias empresas.



Quais as vantagens de emprestar através da Raize?



Obter bons retornos investindo diretamente no motor da nossa economia - Emprestar a micro e pequenas empresas pode render juros atrativos para o investidor. Tudo isto, enquanto financia o motor da economia e promove a criação de emprego.
Diversificar a sua carteira de ativos - Na Raize pode fazer empréstimos diretamente a empresas portuguesas. O reembolso dos empréstimos e juros é feito mensalmente através de prestações fixas que pode reinvestir imediatamente.
Emprestar e apoiar as boas empresas da nossa economia - Através da Raize pode emprestar diretamente às empresas portuguesas contribuindo ativamente para o financiamento mais sustentável da nossa economia.



Quais os custos de emprestar através da Raize?



Emprestar através da Raize não tem qualquer custo para o investidor.
E como é que a Raize faz dinheiro? A Raize cobra uma comissão de 3% às empresas sempre que estas conseguem um financiamento.


Como faço um empréstimo?



O empréstimo é feito através de um mecanismo de leilão onde a empresa recebe ofertas de vários investidores. Cada investidor define o montante e a taxa de juro que quer oferecer à empresa. Cabe depois à empresa aceitar ou não estas ofertas, sabendo que para completar um pedido de empréstimo a empresa terá de aceitar ofertas de vários investidores. Ofertas aceites pela empresa não podem ser canceladas, ofertas que ainda não tenham obtido resposta por parte da empresa podem ser canceladas a qualquer momento.
A taxa de juro do empréstimo é aquela que o investidor propôs à empresa, e esta aceitou, independentemente de todas as outras ofertas que aceitou de outros investidores.
Os leilões chegam ao fim quando a empresa obtém o total do financiamento e podem durar no máximo 60 dias.


Como é que a Raize seleciona as empresas?



A Raize seleciona individualmente todas as empresas que participam na plataforma para reduzir ao máximo possível o risco do investidor. Para pedir um empréstimo na Raize, todas as empresas têm de cumprir com os seguintes requisitos:
  • Não estar em incumprimento no sistema bancário
  • Ter pelo menos 2 anos de actividade com contas registadas
  • Não ser ré em processos judiciais em que o valor da acção seja material
  • Ter sede fiscal em Portugal
Adicionalmente, a equipa da Raize analisa individualmente cada empresa na altura do seu registo. Apenas serão admitidas empresas que apresentem condições de conforto creditício para satisfazer o pagamento dos empréstimos que venham a contrair. Para tal, recorremos ao mapa de central de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal (onde estão espelhados rigorosamente todos os créditos e garantias de uma empresa ao sistema bancário), assim como a relatórios independentes de agências de informação e notação financeira.
Muito importante: O processo de seleção de empresas foi desenvolvido com o objetivo de minimizar o risco e as perdas para os investidores mas não pode ser considerado uma garantia sobre qualquer empréstimo que se venha a realizar através da plataforma Raize. A Raize não se responsabiliza por eventuais perdas que os investidores possam vir a sofrer resultantes dos empréstimos realizados.


Quais as vantagens para uma empresa em pedir um financiamento através da Raize?



Acesso a financiamento de forma mais rápida e simples - Todo o processo de financiamento é online e focado nas necessidades das empresas. Na Raize acreditamos que as boas empresas não devem demorar mais de 2-3 dias a receber financiamento.
Custos reduzidos quando comparados com os principais bancos - A Raize opera sobre uma base primeiramente tecnológica o que nos permite oferecer soluções de financiamento competitivas às empresas. Neste caso, cobramos uma única comissão de 3% sobre o montante financiado o que é inferior no seu todo ao praticado pela maioria dos bancos. E a comissão é só esta, sem custos escondidos.
Alternativa de financiamento controlada pela empresa - As empresas têm na Raize uma fonte alternativa de financiamento para o seu negócio. Uma forma de reduzir a dependência da banca tradicional e de outras fontes de financiamento.



Que garantia é que os investidores têm de que as empresas vão pagar?



Todo o processo de empréstimo na Raize foi desenhado para minimizar o risco para o investidor. Quando empresta, o investidor sabe sempre que:
  • As empresas incumpridoras ficam de fora: empresas que estiverem em incumprimento no sistema não podem participar;
  • A Raize analisa cada empresa antes de esta pedir um financiamento e apenas permite pedidos de financiamento que cumpram critérios mínimos de conforto creditício;
  • As empresas estão marcadas de A a C para identificar empresas com perfil de risco mais elevado;
  • A Raize gere todo o processo de recuperação no caso de uma empresa não pagar recorrendo, se necessário, a escritórios especializados em recuperação de crédito;
  • Em alguns casos, o representante legal de uma empresa pode decidir oferecer uma garantia pessoal para tentar obter melhores condições dos investidores.
| Muito importante: Emprestar a micro e pequenas empresas é um investimento de risco que pode resultar na perda total do seu capital. Retornos passados não são representativos de retornos futuros. Esclareça todas as suas dúvidas antes de emprestar.



Posso licitar várias vezes o mesmo empréstimo?



Sim. O investidor pode licitar múltiplas vezes, e com taxas de juro diferentes, o mesmo empréstimo até um total de 2.495 €. Ofertas aceites pela empresa não podem ser canceladas.
No final, a Raize trata de agregar todas as ofertas aceites num único contrato mútuo entre a empresa e o investidor.


Como é que eu sei que taxa de juro propor?



Na plataforma Raize, são as pessoas que financiam diretamente as empresas e definem as taxas de juro.
Para apoiar o investidor, a Raize apresenta taxas de juro indicativas para cada empréstimo. Estas taxas de juro são, como diz o nome, meramente indicativas e são construídas com base na banda de risco da empresa e num retorno mínimo proposto para o investidor.
A Raize disponibiliza ainda a taxa de juro média que a empresa está a aceitar de outros investidores. Pode consultar esta taxa a qualquer altura na janela de licitação.
Recomendamos ainda que consulte toda a informação sobre a empresa disponibilizada na plataforma antes de realizar um empréstimo. Tem ao seu dispor um relatório de empresa com dados sobre a atividade da empresa para os últimos 2 anos, assim como respostas da empresa a perguntas sobre o pedido de financiamento.


O que é uma banda de risco?



Na Raize existem 5 bandas de risco para empresas: A, B+, B, B- e C, sendo a banda de risco “A” utilizada para caracterizar empresas com maior conforto creditício.


Como é calculada a taxa indicativa anual?



Cada banda de risco tem associada a si uma taxa (%), conhecida na indústria financeira como uma “probabilidade de perda esperada anual”. Em termos práticos, esta taxa é utilizada para ajudar a definir a taxa de juro final a cobrar à empresa anualmente. Como exemplo, empresas caracterizadas pela banda de risco “A” terão uma probabilidade de perda esperada mais baixa, e consequentemente uma taxa de juro indicativa anual mais baixa também.
A tabela em baixo apresenta os valores de probabilidade de perda esperada anual para cada banda de risco:
Banda de riscoProbabilidade de perda
esperada anual
A1,0%
B+2,0%
B3,0%
B-4,0%
C6,5%
Nota: As probabilidades de perda esperada são definidas pela Raize e podem sofrer alterações.
Exemplo: Se emprestar 100 euros a uma empresa com uma banda de risco A, o investidor pode esperar perder em média 1 euro por ano nesse empréstimo. Para compensar este risco de perda, o investidor tem de assegurar que a taxa de juro proposta é suficiente para cobrir esta probabilidade de perda esperada anual.
Em cima destes valores a Raize acrescenta uma taxa de retorno mínimo para o investidor, que varia consoante a maturidade do empréstimo – prazos mais alargados têm taxas de retorno mínimos mais elevados. O retorno mínimo por investidor varia entre 2,05% e 4,38% dependendo dos prazos.
A tabela em baixo apresenta a taxa indicativa anual para cada banda de risco e maturidade:
6 meses12 meses18 meses24 meses36 meses48 meses60 meses
A3,05%3,05%3,57%4,08%4,48%4,92%5,38%
B+4,06%4,06%4,57%5,09%5,49%5,92%6,39%
B5,06%5,06%5,57%6,09%6,49%6,92%7,38%
B-6,05%6,05%6,57%7,08%7,48%7,92%8,38%
C8,56%8,56%9,07%9,59%9.99%10,42%10,89%
Nota: As taxas indicativas anuais são definidas pela Raize e podem sofrer alterações.


Como é calculada a prestação mensal e os juros a receber?


A prestação fixa mensal de um empréstimo é calculada utilizando o mesmo método a que as instituições financeiras recorrem quando concedem um empréstimo. A prestação fixa é determinada como a mensalidade que, para uma taxa de juro fixa, torna os pagamentos mensais futuros equivalentes a receber o montante do empréstimo hoje. A Raize utiliza o método de contagem de dias 30/360.

Prestação=Montantedoempréstimotaxa(1+taxa)n(1+taxa)n1

Exemplo: A empresa obtém 10.000 € a 24 meses com uma taxa de 5%

Prestação=10000(5%12)(1+(5%12))24(1+5%12)241=438,71

Todos os empréstimos feitos através da plataforma são amortizáveis mensalmente, o que significa todos os meses recebe parte do capital e dos juros que lhe são devidos. Assim sendo, o montante de juros brutos a receber no exemplo acima é de:

Jurosbrutosareceber=(438,7124)10000=529,04

Porque é que os meus juros brutos não são calculados como 10000 € x [(1 + 5%)2 - 1]?
Este método de cálculo de juros assume o reembolso do capital apenas no final da maturidade do empréstimo, ou seja, não pressupõe o recebimento de uma prestação mensal. No caso dos empréstimos através da Raize, o capital é pago mensalmente através de prestações, ou seja, o montante de juros brutos a receber será inferior pois haverá menos capital em dívida à medida que o tempo vai avançando.


O que significa um empréstimo ter uma garantia pessoal?



O representante legal da empresa no momento em que submete um pedido de empréstimo pode optar por dar também uma garantia pessoal ao pagamento do mesmo. Isto significa que o representante legal passa a ser fiador da empresa para este empréstimo.


O que signifca ter prestações em atraso?



Se uma empresa não pagar uma prestação no dia de vencimento, a mesma será sinalizada como estando em atraso.
Empresas com atrasos no pagamento de prestações serão acompanhadas de perto pela Raize e, se necessário, por escritórios de recuperação especializados que, em conjunto com a Raize, procurarão recuperar o máximo de valor dos montantes em dívida pelas vias judiciais e extra-judiciais.
Muito importante: Emprestar a micro e pequenas empresas é um investimento de risco que pode resultar na perda total do seu capital. O processo de recuperação é incerto e pode não resultar na recuperação total dos montantes em dívida.


O que acontece se uma empresa não pagar?



Através de uma seleção cuidadosa e criteriosa de empresas, a Raize espera reduzir ao máximo o número de empresas que entram em incumprimento na plataforma. Mas, se tal vier a acontecer, a Raize tratará de gerir todo o processo de recuperação em nome dos investidores procurando recuperar o valor máximo dos montantes em dívida. Tratamos também de manter os investidores ao corrente ao longo de todo o processo.
Em termos práticos, empresas em incumprimento ou que estejam em risco serão acompanhadas de perto pela Raize e, se necessário, por escritórios de recuperação especializados que, em conjunto com a Raize, procurarão recuperar o máximo de valor dos montantes em dívida pelas vias judiciais e extra-judiciais. Empresas que entrem em incumprimento estarão ainda sujeitas a juros de mora e poderão perder o acesso à plataforma Raize para financiamentos futuros.
Muito importante: Emprestar a micro e pequenas empresas é um investimento de risco que pode resultar na perda total do seu capital. O processo de recuperação é incerto e pode não resultar na recuperação total dos montantes em dívida.



Impostos – quando e quanto vou pagar?



Todos os juros recebidos através da plataforma estão sujeitos a retenção liberatória à taxa de 28% na altura em que são auferidos. Ou seja, todos os meses são retidos na fonte os impostos devidos pelo investidor, o que significa que o investidor recebe mensalmente juros líquidos de impostos.
Aos residentes da Região Autónoma dos Açores é aplicável o regime especial em vigor.
É necessário declarar estes rendimentos no final do ano? O regime da retenção liberatória dispensa o investidor de qualquer obrigação declarativa no final do ano.
Posso optar por englobar estes rendimentos no final do ano? Sim. Se pretender englobar estes rendimentos terá de comunicar esse pedido à Raize nos prazos legalmente estabelecidos para que lhe possamos entregar toda a documentação necessária.


Última atualização: 1 de Março 2016

Home page

Sem comentários: